A bela Balneário Camboriú, no litoral Norte catarinense, está localizada a cerca de 80 Km de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e cerca de 220 Km de Curitiba, capital do Paraná. É quase uma miniatura da Cidade Maravilhosa. Além do monumento ao Cristo, Balneário tem a principal via, a da orla, chamada de Avenida Atlântica e um teleférico que remete ao Bondinho do Pão de Açúcar, com belas paisagens com o mar de um lado e a montanha de outro, há ainda uma Avenida Brasil, cheia de lojas de comércio em geral. Porém, as semelhanças não param. No verão, a noite conta com bares e grandes casas noturnas, atraindo jovens de todo o estado, além dos vizinhos paranaenses, gaúchos, argentinos e uruguaios. Balneário também é conhecida pela culinária, que vai de frutos do mar ao autêntico churrasco gaúcho, pelas belíssimas praias e ainda pelos cenários ideais para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre.
A cidade conta com Regime Próprio de Previdência Social desde fevereiro de 1993, através da Lei 1.213/93. Nesse sistema de RPPS, a citada Lei era referente à Previdência e ao Plano de Saúde do Servidor Público Municipal denominado FUNSERVIR – Fundo de Previdência e Seguridade do Servidor –, perdurando até dezembro de 2004, quando foi criada a Lei 2421/04, para atender os preceitos constitucionais da Reforma da Previdência, surgindo assim o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú (BCPrevi).
O BCPrevi está com os repasses da prefeitura e CRP em dia, tendo 3.464 servidores ativos, 551 aposentados e 158 pensionistas. A atual gestão está sob o comando do presidente Douglas Costa Beber Rocha. Nascido em Cruz Alta/RS, ele é advogado desde 2005 com especialização em Processo Civil e Direito Eleitoral. Foi Secretário de Turismo e Eventos e Secretário Interino de Cultura (2008); Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores (2009); Secretário de Obras e Transporte (2010); Procurador Adjunto da Prefeitura Municipal de Cruz Alta (2010); Chefe de Gabinete Parlamentar (2011/2012) na Câmara dos Deputados e Advogado da área cível em Balneário Camboriú.
Douglas ressalta as principais ações desenvolvidas no Instituto como: regulamentação dos Conselhos e Comitê de Investimentos; investimentos conservadores em bancos sólidos, dando segurança e transparência aos valores previdenciários aplicados; profissionalização da equipe, com participação em cursos, seminários, palestras; CPA10; e convênio com Abipem para oferta de desconto em pós-graduação stricto sensu de especialização em RPPS.
E quais as expectativas para o ano de 2017? O presidente do BCPrevi elenca as principais metas para 2017. Entre elas, o aprimoramento e a valorização do servidor, com criação de Comissão temática técnica remunerada, executando-se projeto de incentivo à profissionalização da equipe, subsidiando a participação em cursos de aprimoramento, seminários e palestras e técnicos Previdenciários, Administrativos, e Diretores com nível Superior.
Também são metas: o incentivo aos Membros do Comitê de Investimentos a adquirirem CPA10 e participação de simpósios para atualização ao mercado financeiro, solidificando e otimizando investimentos; pós-graduação de especialização em RPPS a todos os servidores aptos; atualização da legislação conforme as alterações ocorridas; efetivação no incremento da arrecadação em favor do RPPS pelo Comprev; revisão de práticas internas financeiras e contábeis; evolução corporativa; e alinhamento à melhor prática de gestão e compliance.
“Nossa luta é incansável na busca pela preparação dos colaboradores visando o melhor atendimento técnico especializado e humanizado aos beneficiários”, concluiu Douglas.