A Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP) comemorou um marco inédito no cenário da previdência pública: em 2024, atingiu a certificação profissional de 100% dos comitês de investimento dos RPPS do Rio Grande do Sul. A conquista é fruto de uma estratégia focada, construída com ações de formação e qualificação técnica.
Zanata, representante da AGIP, destacou que o trabalho começou logo após a exigência de certificação se tornar obrigatória:
“Desde a data da necessidade da certificação dos RPPS, a AGIP focou muito no estado do Rio Grande do Sul com treinamentos voltados à preparação para a prova de certificação profissional, em diversos níveis e conselhos.”
Ao longo de 2024, a AGIP realizou 25 treinamentos gratuitos, dividindo o estado em regiões para ampliar o alcance e garantir que todos os regimes próprios tivessem acesso. A entidade organizava a logística, enquanto a equipe técnica e docente da AGIP se deslocava até os municípios.

“O objetivo era permitir que os RPPS participassem sem nenhuma despesa com taxa de administração, cumprindo os requisitos e prazos previstos no Manual de Certificação Profissional”, explicou Zanata.
Agora, o foco da AGIP se volta à certificação dos conselhos administrativos, fiscais e deliberativos. Para 2025, já estão agendados quatro novos treinamentos, com a proposta de continuar promovendo a qualificação dos servidores públicos.
“Queremos que todo servidor que deseje se certificar tenha acesso à preparação com profissionais de qualidade. Vamos continuar insistindo na qualificação dos conselhos gestores e dos comitês de investimento, para aprimorar cada vez mais a governança dos RPPS”, completou Zanata.
Com um trabalho técnico consistente e compromisso com a excelência na gestão previdenciária, a AGIP reforça seu papel como referência nacional na formação de gestores públicos.