Ranking dos Melhores Fundos de Investimentos para RPPS – 2017
Esse estudo foi gerado pela LDB Consultoria Financeira, por solicitação da revista RPPS do Brasil. O principal objetivo deste estudo é mostrar quais foram os melhores fundos de investimento no ano de 2017 (considerando o período janeiro a setembro de 2017).
Foram avaliados no total 203 fundos de investimentos das seguintes gestoras de recursos:
Metodologia
Para elaboração deste ranking, foram utilizados os seguintes critérios para seleção dos fundos de investimento:
- Foram selecionados somente fundos que possuíam aplicação até 31/12/2016 e continuavam ativos em 2017;
- Foram selecionados somente fundos abertos para captação;
O ranking foi gerado por Artigos, Incisos e Alíneas, conforme definido na Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.922/10, possuindo as seguintes informações: Nome do Fundo, CNPJ do Fundo, Gestor do Fundo, Rentabilidade dos Fundos nas seguintes janelas de tempo: No Ano (de janeiro a setembro de 2017), Nos últimos 12 meses (considerando o fechamento de setembro de 2017), Nos últimos 24 meses (considerando o fechamento de setembro de 2017), e, Volatilidade dos fundos no ano de 2017 (de janeiro a setembro de 2017).
Os enquadramentos dos fundos foram efetuados através de dupla checagem: enquadramento fornecido pelo Gestor e Enquadramento constante no relatório divulgado periodicamente pela SRPPS (Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social), vinculada ao Ministério da Fazenda. Em caso de divergência ou omissão, o fundo foi enquadrado pela equipe técnica da LDB Consultoria Financeira.
Os fundos foram ranqueados pela rentabilidade no ano de 2017, dado que devido a eleição municipal de 2016, foi verificada mudança na gestão dos RPPSs em torno de 70%, fazendo mais sentido analisar os fundos pela performance na atual gestão municipal.
A análise de dispersão dos fundos (Risco/Retorno) deve ser analisada de forma a evidenciar a performance de todo o conjunto de fundos analisados em sua respectiva categoria e não analisado fundo a fundo. Dessa forma, podemos ver se as gestões se diferenciam entre o conjunto de fundos analisados e verificar possíveis pontos “fora da curva”, ou seja, gestores que se destacaram positivamente e/ou negativamente. No gráfico de dispersão é possível analisar a escala de risco expressa no eixo X, a escala de retorno expressa no eixo Y, a mediana dos riscos dos fundos expressa através da linha tracejada verticalmente, e, a mediana dos retornos dos fundos expressa através da linha tracejada horizontalmente.
Foi utilizado no presente estudo somente dados públicos disponíveis até o dia 05/10/2017, extraídos do sistema Quantum Axis, com data de fechamento de rentabilidade em 30/09/2017.
Disclaimer
As informações contidas neste estudo se destinam somente à orientação de caráter geral e fornecimento de informações sobre o tema de interesse. Nossos estudos são baseados em informações disponíveis ao público, consideradas confiáveis na data de publicação. Dado que as opiniões nascem de julgamentos e estimativas, estão sujeitas a mudanças. Nossos relatórios não representam oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.
A rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura, servindo somente como avaliação do desempenho do gestor no período analisado.
Apesar da rentabilidade se constituir como um critério objetivo na análise e seleção de fundos de investimentos, outros critérios devem ser considerados como de vital importância, tais como: volatilidade (risco), experiência do gestor (histórico de gestão), risco de imagem (do distribuidor, do gestor, do administrador e do custodiante) e a qualidade dos ativos investidos, entre outros.
Importante frisar que para este primeiro estudo foram considerados apenas as casas acima citadas (Assets), isso não impede a inclusão de novas casas e ou fundo de investimento para os próximos estudos subsequentes, bem como a exclusão de ambos, se necessário.
Resultados
Fundos Artigo 7º, inciso I, alínea “b”:
Ranking Art. 7º, inciso I, b
Gráficos Dispersão Art. 7º, inciso I, b
Fundos Artigo 7º, inciso III, alínea “a”:
Ranking Art. 7º, inciso III, a
Gráficos Dispersão Art. 7º, inciso III, a
Fundos Artigo 7º, inciso IV, alínea “a”:
Ranking Art. 7º, inciso IV, a
Gráficos Dispersão Art. 7º, inciso IV, a
Fundos Artigo 7º, inciso VII, alínea “b”:
Ranking Art. 7º, inciso VII, b
Gráfico Dispersão Art. 7º, inciso VII, b
Fundos Artigo 8º, inciso I:
Ranking Art. 8º, inciso I
Gráfico Dispersão Art. 8º, inciso I
Fundos Artigo 8º, inciso III:
Ranking Art. 8º, inciso III
Gráfico Dispersão Art. 8º, inciso III
Fundos Artigo 8º, inciso IV:
Ranking Art. 8º, inciso IV
Gráficos Dispersão Art. 8º, inciso IV
Fundos Artigo 8º, inciso IV:
Ranking Art. 8º, inciso IV
Gráficos Dispersão Art. 8º, inciso IV